Força aérea de Cingapura adicionará mais caças furtivos à medida que elimina jatos mais antigos

Singapura vai comprar mais oito caças furtivos F-35, eventualmente substituindo os seus F-16 mais antigos e colocando a força aérea de Singapura "na primeira liga" à medida que as ameaças regionais crescem, disse o ministro da Defesa da cidade-estado esta semana.


Por Gerry Doyle | Reuters

O ministro da Defesa, Ng Eng Hen, disse que a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) compraria o F-35As - uma variante maior e de longo alcance da Lockheed Martin Corp - para complementar os 12 F-35Bs que já encomendou.

Uma aeronave F-35A Lightning II da Força Aérea dos EUA pousa durante o exercício militar anual Red Flag entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, em Nevada, EUA, em 23 de janeiro de 2024. REUTERS/Carlos Barria/File Photo

Os primeiros F-35B serão entregues a Cingapura em 2026, disse Ng.

O modelo B é capaz de decolar e pousar verticalmente, uma parte crucial da operação fora de navios, ou em locais sem pistas tradicionais.

"Os F-35As são projetados para maior resistência e têm a capacidade de transportar cargas úteis de maior capacidade", disse Ng ao explicar a decisão ao Parlamento. "Eles complementam os F-35B, que têm capacidade de decolagem curta e pouso vertical."

A compra, e a substituição a longo prazo de suas várias dezenas de F-16 por F-35 a partir de meados da década de 2030, mostram que a RSAF observou a crescente capacidade da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China, que começou a voar aeronaves avançadas como o J-20B, disse Malcolm Davis, analista sênior do Australian Strategic Policy Institute.

"Isso eleva Cingapura ainda mais à frente de outras forças aéreas do sudeste asiático", disse Davis, acrescentando que, com Austrália, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos também voando F-35 na região, há oportunidades para acordos comuns de manutenção e suporte.

Ng não revelou o custo da compra durante declarações ao Parlamento de Singapura na quarta-feira. O preço unitário do F-35 pode variar dependendo do cliente e do modelo; No ano passado, o Departamento de Defesa dos EUA concedeu um contrato de US$ 7,8 bilhões à Lockheed Martin para 126 F-35.

A Lockheed Martin se recusou a comentar sobre o preço unitário ou o valor total do acordo, dizendo em um comunicado que estava "honrada que o governo de Cingapura tenha selecionado o F-35A como parte da futura frota de aviões de combate da RSAF".

O Ministério da Defesa de Singapura se recusou a comentar o custo unitário ou o custo total da aeronave.

Milhares de F-35 estão em serviço com os Estados Unidos e seus aliados em todo o mundo.

O orçamento de defesa de Cingapura aumentará 2,5% no próximo ano fiscal, para US$ 20,2 bilhões, disse Ng.

"O risco de conflito regional e até global, mesmo na próxima década, tornou-se diferente de zero", disse Ng ao Parlamento. "Não faço essa avaliação de ânimo leve."

Reportagem adicional de Xinghui Kok

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem