Cientistas chineses aumentam assinatura de radar de caça F-22 em 60 mil vezes com novo método de detecção, diz estudo

O pesquisador Xie Junwei e a equipe dizem que a inovação permite que o sistema de radar da China identifique a posição em tempo real do F-22 com precisão notável

Impacto do estudo no caça F-22 do exército dos EUA pode ser grande, dado o alcance de seus mísseis ar-ar e o raio necessário para ataques com bombas terrestres, diz equipe


Stephen Chen | South China Morning Post em Pequim

Pesquisadores da força aérea chinesa dizem ter desenvolvido tecnologia de radar destinada a detectar melhor o F-22 e outras aeronaves furtivas.

Pesquisadores chineses dizem ter criado um método avançado para detectar o Lockheed Martin F-22 Raptor. Foto: AFP

Os militares dos EUA apontaram o F-22 como o caça mais formidável do mundo, com uma seção transversal de radar (RCS) que se acredita ser tão pequena quanto 1 cm quadrado (0,16 pol) – aproximadamente o tamanho de uma unha.

A equipe chinesa liderada por Xie Junwei, da faculdade de defesa aérea e antimísseis da Universidade de Engenharia da Força Aérea em Xian, província de Shaanxi, disse que o método dos pesquisadores poderia fazer um caça furtivo com a mesma configuração do F-22 aparecer na tela do radar com uma força de sinal comparável à de um caça comum com um RCS de mais de 6 metros quadrados – um aumento de 60.000 vezes.

Seu método de detecção cobriu um vasto campo de batalha de cerca de 63.000 quilômetros quadrados (24.300 milhas quadradas), garantindo que, independentemente das manobras do F-22, ele permaneceria firmemente à vista da rede de radar da China, disseram Xie e seus colegas em um artigo revisado por pares publicado no Journal of Beijing University of Aeronautics and Astronautics em 26 de fevereiro.

Esses resultados sugerem que o impacto potencial de sua pesquisa na eficácia de combate do F-22 pode ser considerável, dado que seus mísseis ar-ar tinham um alcance de cerca de 100 km (62 milhas) e, para ataques de bombas inteligentes a alvos terrestres, ele deve estar dentro de um raio de 20 km. O F-22 deve evitar a detecção ou bloqueio por sistemas de defesa inimigos antes que possa atingir seu alcance de ataque efetivo.

A equipe de Xie disse que essa nova tecnologia de detecção permitiu que o sistema de radar da China identificasse a posição em tempo real do F-22 com notável precisão, alcançando um erro mínimo de quase 20 metros (65 pés). Essas informações poderiam então ser rapidamente transmitidas a caças interceptadores ou mísseis de defesa aérea.

Os cálculos para coordenadas precisas do alvo e velocidades de movimento poderiam ser concluídos em apenas 0,008 segundos. Mesmo no caso de uma invasão da formação do F-22, informações detalhadas sobre cada aeronave poderiam ser obtidas em 0,02 segundo, de acordo com os pesquisadores.

Os empreiteiros de defesa chineses já introduziram uma série de radares antifurtivos, usando várias técnicas, como emitir ondas eletromagnéticas de baixa frequência ou aumentar a potência de transmissão para detectar alvos furtivos. Esses radares são normalmente projetados para operar de forma independente.

Mas as assinaturas de radar de aeronaves inimigas podem ser diferentes dos dados de inteligência coletados anteriormente em cenários de combate do mundo real. Mudanças na atitude ou direção de uma aeronave durante o voo podem levar a flutuações significativas de sinal, potencialmente fazendo com que os rastreadores percam seu alvo.

Para enfrentar esse desafio, a equipe de Xie emprega vários radares para procurar caças furtivos de diferentes ângulos. Embora esse conceito não seja totalmente novo, houve obstáculos significativos para implementá-lo.

A detecção de alvos furtivos muitas vezes requer a mobilização de recursos substanciais dentro de uma rede de radar. No entanto, em situações de combate do mundo real, o número de alvos aéreos pode ser enorme, e um único radar só pode alocar uma parte de seus recursos para detectar e rastrear o F-22.

A equipe de Xie disse que superou esse desafio de engenharia de longa data. Os pesquisadores disseram que seu método de "agendamento inteligente de recursos" permitiu que um sistema de radar de rede centralizado ajustasse os parâmetros do feixe e a potência de cada radar com base nas características e mudanças posicionais em tempo real das aeronaves furtivas no teatro.

Isso permitiu que o sistema concentrasse seus limitados recursos de detecção no azimute mais exposto, ou ângulo de chegada, do caça furtivo, aumentando significativamente a intensidade e a precisão de rastreamento de sua assinatura de radar, garantindo que ele esteja continuamente preso ao alvo.

Cada radar, portanto, precisa gastar apenas uma fração de sua frequência e potência no rastreamento de caças furtivos, economizando recursos valiosos para lidar com outros alvos.

O rastreamento abrangente e estável de uma formação de caça F-22 pode ser alcançado com apenas três radares, de acordo com o artigo.

Esses radares podem ser estrategicamente posicionados em terra, ilhas, navios e até plataformas aéreas, reforçando as capacidades de negação e antiacesso da China nas regiões do Mar da China Meridional e do Pacífico Ocidental.

A história do F-22 remonta à era da Guerra Fria, mas quando o primeiro caça F-22 foi testado em 1997, a União Soviética havia se dissolvido.

Devido aos custos exorbitantes e à ausência de concorrência, o governo dos EUA fechou a linha de produção do F-22 há cerca de uma década.

No entanto, nos últimos anos, a China aumentou significativamente sua produção de caças furtivos pesados J-20. Em resposta, os militares dos EUA se moveram para melhorar as capacidades furtivas e de combate de sua frota existente de mais de 100 caças F-22.

Os caças F-22 estacionados no Japão foram vistos pelo ELP como uma ameaça à infraestrutura costeira da China.

Cientistas e engenheiros chineses avançaram recentemente sua tecnologia de caça antifurtivo, incluindo a implantação da maior constelação de satélites de observação óptica em órbita próxima à Terra do mundo para rastreamento em tempo real de F-22 e o desenvolvimento de um míssil hipersônico de defesa aérea capaz de atingir mais de 2.000 km.

O instituto aerodinâmico de alta velocidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Aerodinâmico da China em Mianyang, uma agência de pesquisa líder envolvida no programa de armas hipersônicas da China, contribuiu para o estudo de Xie.

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