Paulo Pimenta pede aprovação de projeto que permite promoção de

Jornal da Câmara

A aprovação do Projeto de Lei 5159/09, que reorganiza o quadro especial de terceiros-sargentos do Exército e dispõe sobre a promoção de soldados estabilizados, foi defendida pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da proposta. “Esse projeto faz justiça a uma categoria que representa cerca de 10% do efetivo do Exército brasileiro. O Quadro Especial do Exército é formado por homens que exercem, dentro dos quartéis, atividades de armeiros, mecânicos, soldadores, motoristas de caminhão e blindados e, muitas vezes, respondem por todas as áreas administrativas dos quartéis”, disse.

Segundo o parlamentar, na legislação em vigor, existem limitações que impedem que os cabos estabilizados e os sargentos do quadro especial possam ir além da função de terceiro-sargento. De acordo com a proposta do parlamentar, esses militares poderão chegar a subtenente.

O projeto, ressaltou Paulo Pimenta, faz justiça a mais de 30 mil profissionais do Exército que hoje se veem impedidos de chegar às patentes superiores. Somente os cabos estabilizados, observou, já são mais de 3 mil, que possuem mais de 17 anos de caserna e ainda não foram promovidos a terceirosargento.

“É por isso que, entre outras questões, esse projeto de lei prevê que esses cabos estabilizados sejam imediatamente promovidos a terceiro-sargento”, disse.

Interstício - Em seu projeto, Paulo Pimenta propõe ainda que o interstício para as promoções passe a ser de cinco anos. “Dessa forma, o terceiro-sargento será promovido a segundo-sargento QE; o segundo-sargento QE, cumprido esse interstício, será promovido ao posto de primeiro-sargento QE; e assim sucessivamente até chegar ao posto de subtenente, que é quando complementa a sua carreira militar”, disse.

O deputado argumentou não ser razoável que esses profissionais não tenham assegurada a oportunidade de participar de cursos de aperfeiçoamento compatíveis com a função que exercem e sequer tenham a oportunidade de ser transferidos.

“Numa época em que temos tantas ações que procuram fazer justiça neste País, é hora de a sociedade reconhecer o papel desses soldados, desses cabos estabilizados, desses sargentos do quadro especial e dar-lhes a oportunidade para que possam avançar nas suas promoções”, disse.

Paulo Pimenta informou ainda ter apresentado o Projeto de Lei 6414/09, que institui 23 de outubro como o Dia Nacional do Quadro Especial do Exército Brasileiro, para que haja uma data que marque o reconhecimento da sociedade à importância dessa classe.

17 Comentários

  1. Senhor Deputado Paulo Pimenta, os militares referenciados nesta matéria, agradecem de coração pelo esforço. Grato! Sgt QE. Agradeçemos pelo apoio....

    ResponderExcluir
  2. Senhor Deputado , Sou Cb QE tenho 21 anos e ainda não fui promvido que Deus ajude que seja aprovada esse projeto.

    Obrigado por lutar por nós!

    ResponderExcluir
  3. Sou SGT QE, e ainda tenho 12 (doze) anos na força. Tenho muito tempo para me aperfeiçoar e melhorar meu trabalho e tendo outras promoções ficarei sem dúvida alguma entusiasmado e redeirei melhor para a força... grato pela pela luta.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Dep. Paulo Pimenta pela belíssima iniciativa. Há urgência em fazer justiça em nosso EB; que é feito por e para os oficiais.
    Sugiro ao dileto Deputado incluir os corneteiros/clarins neste Projeto de Lei. Os coitados prestaram concurso para sargento igual às demais QMS e realizaram curso de formação, mas são impedidos de realizarem o curso de aperfeiçoamento; então, não são promovidos. Tenho um amigo, pqdt, selva, caatinga, mestre de salto, etc... que é 2º sargento há 18 anos. Isto é um absurdo!!! Que pais é este? Onde está a isonomia entre as forças. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Sou 2º Sgt Corneteiro/Clarim a mais de 18 anos na mesma graduação, me enquadro nos mesmos problemas que atualmente passam os Sgt QE do EB. Em toda a minha carreira como militar desempenhei quase todas as funções administrativas e operacionais que Sgt sem o nosso problema desempenha. Atualmente transferido para outra OM já recebi email solicitando quais foram minhas últimas funções no EB, já para poderem aproveitar o meu conhecimento adquirido no decorrer da carreira, no entanto Sr Deputado não sou contemplado com a promoção a 1º Sgt, pois o EB não proporciona o Curso de Aperfeiçoamento que daria o direito a tal promoção. Sirvo com colegas que foram meus soldados, cabos, outros ainda eram civis e hoje são 1º Sgt, St e 2º Ten, é um absurdo nossa situação Sr Deputado, pois sou concursado, cursei o Curso de Formação de Sargentos e há esta acepção contra nossa QMS (qualificação Militar de Sargento) de Corneteiro/Clarim. Só para o Sr ter uma idéia todos nós Sgt das Forças Armadas somos amparados pelo Estatuto do Militares, no entanto os Sgt Corneteiros/Clarins/Tambores, da Aeronáutica e Marinha, seguem normal com suas promoções. Digo ainda Sr Deputado que na Policia Militar e Corpo de Bombeiros (Força Auxiliar) as promoções fluem normalmente para militares com qualificações idênticas as do EB. Por isso o parabenizo pela sua intenção de ajudar os Sgt QE do Exército que também passam por problemas idênticos e solicitar Sr Deputado que nos inclua neste projeto. Conto com seu entendimento Sr Deputado. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Que Deus continue a te iluminar!
    O homem público deveria preocupar-se com o bem estar público e, graças a Deus é o que o Sr Deputado Paulo Pimenta está fazendo.
    Sr Deputado, se puder, veja com atenção o problema que enfrentam os Sargentos Corneteiros do Exercito Brasileiro. São os esquecidos, quando o assunto é promoção. Realizaram Curso de Formação após passarem em concurso e, mesmo assim não são promovidos. ISSO É UMA VERGONHA!!!
    Sr Deputado Paulo Pimenta, por favor, ponha mais uma pimentinha nesse assunto. Muito agradecido.
    Tenha muita paz!!!

    ResponderExcluir
  7. Sr Deputado, boa noite! Inicialmente, quero parabenizá-lo pelo grande censo de justiça. Verdadeiramente nós, praças do EB, precisamos de homens públicos que busque a realização da justiça, como o Sr. Parabéns!
    Gostaria de te pedir que observasse o grande problema que vivem os SARGENTOS CORNETEIROS/CLARINS do Exercito. É uma classe muito importante para a Força, pois, além de realizar as mesmas tarefas destinadas a qualquer sargento, também é o músico solitário do quartel. Nos horários pré-determinados ou extraordinários, lá está o corneteiro - dia ou noite - realizando sua tarefa. O Exército levanta, come, avança, dorme, etc , sob o toque de corneta e esses militares não são devidamente valorizados.
    Por isso, quero solicitá-lo a INCLUSÃO NO PROJETO DE LEI os SARGENTOS CORNETEIROS DO EB.
    O nosso muito obrigado. Feliz Natal e um 2010 repleto de realizações, inclusive esta.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Deputado,me junto aqueles que pleiteiam a promoção a 1º sargento Clarim pois estou na graduação de segundo sargento a 17 anos, e já passei por humilhação por trabalhar junto a colegas que eram subordinados e depois foram promovidos e passaram a ser superiores hierárquicos. Isso se repete ao longo desses 17 anos que estou na mesma graduação. obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  9. Prezado Dep. Paulo Pimenta, venho parabenizar esse excelente trabalho que vossa Excelência vem realizando. Sou cabo do Exército, tenho quase 20 anos de serviço e mais de 15 nessa mesma graduação. Sei que cada vez mais nesse país precisamos recorrer a justiça por um direito constitucional e quando encontramos alguém que pode e faz algo pelo seu país isso é muito gratificante, e só nos resta a apoiar e agradecer. Muito obrigado, que Deus ilumine sua vida, que tenha um excelente Natal e um próximo Ano repleto de realizações.

    ResponderExcluir
  10. Sr Paulo Pimenta sou 3º Sgt QE e formado em História pela UFF no Rio de Janeiro. E venho parabenizá-lo pelo excelente apoio que ora o Sr dispoe a todos nós do Exército. Como tenho formação superior, meus conhecimentos são por demais utilizados na Caserna e na hora de agradecer a toso nós, ninguém lembra disso.
    Assim como eu, inúmeros colegas também fazem jus ao reconhecimento da força, pois somos pilares majestosos e eficientes da Força.
    Parabéns Sr Paulo Pimenta
    Eduardo Gomes

    ResponderExcluir
  11. Realmente esquecidos, gerações de homens que passaram até por 09 anos de avaliações na linha de estabilidade, instrumento administrativo que possibilitava o CB a atingir por mérito, dedicação e trabalhado considerado necessário a força a estabilidade, e depois uma única promoção após 15 anos dentro da graduação de cabo (e não 15 anos de serviço prestados a força), então após os 15 anos mesmo em caso dos que podem ter mais 15 anos de carreira pela frente deixa de ser digno do reconhecimento da força o militar SGT QE mesmo que mantenha ou eleve sua dedicação, responsabilidade, qualidade profissional na prestação do serviço a força. Agradeço sem mensura ao Deputado Paulo Pimenta, por sua percepção e tato de buscar trazer a tona do profundo esquecimento a dignidade dos milhares de chefes de família que anseiam pelo reconhecimento dos 30 anos de trabalho dedicado sendo fiéis no pouco... sem esmorecer nem perder a fé de que esse esquecimento já percebido será corrigido através de seu PL 5159/2009. Obrigado senhor deputado.
    Conto com sua orientação no sentido de unir todos esses anseios em torno desse objetivo em comum precisamos concentrar nossas ações mesmo que pela internet através de e-mails e msg que sensibilizem a votação do PL a favor da correção dessa distorção que não se encontra em outras classes ou forças. Obrigado deputado.

    ResponderExcluir
  12. CARO QUE VOCÊ SEJA USADO POR DEUS PARA QUE ESSE PROJETO TENHA UM POSETIVO E DOTA CLASSE MILITAR NO BRASIL RECONHEÇA SEUS ESFORÇOS DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA DARMOS UMA VIDA MAIS DIGNA PARA NOSSAS FAMÍLIA.

    DE SGT DO QUADRO ESPECIAL

    ResponderExcluir
  13. CARO DEPUTADO, QUE VOCÊ SEJA USADO POR DEUS PARA QUE ESSE PROJETO TENHA UM POSETIVO E DOTA CLASSE MILITAR NO BRASIL RECONHEÇA SEUS ESFORÇOS DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA DARMOS UMA VIDA MAIS DIGNA PARA NOSSAS FAMÍLIA.

    DE SGT DO QUADRO ESPECIAL

    ResponderExcluir
  14. NÃO POSSO COMENTAR AGORA POIS ESTOU PRESTANDO CONTINÊNCIA E EM FORMA PARA ESSE DEPUTADO. ELE SIM É "BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA"

    CB 16ºBIMTZ

    ResponderExcluir
  15. caro deputado obrigado por brigar por nos militares antigos cabos e sgt qe obrigado mesmo um abraço

    ResponderExcluir
  16. ESTES QE QUE EU TIVE APORTUNIDADE DE
    SERVIR ME DERAM MUITO ,TRABALHO SAO TODOS CANGURU
    PULADOR DE ESCALA DE SV, EU ME LEMBRO DEPOIS DE TER COM ADITAMENTO AOL BOL JA FEITO PERNOITE VINHA ESTE
    QE ME PERTUBAR PARA TROCAR SV, QE NUNCA ME ENSINOU NADA POIS NO MEU TEMPO NEM QE TINHA OK....

    ResponderExcluir
  17. Sr DEPUTADO COMO UM EX MILITAR (CABO) ESPERO QUE ESTA LEI ENTRE EM VIGOR POIS OS AMIGOS DA CASERNA MERECEM SIM SER RECONHECIDO RECEBENDO ASSIM A PROMOÇÃO COMO DESCREVE A LEI QUE O Sr- PROJETOU PARABÉNS !
    EX CB BONIFACIO

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem