Fincantieri venderá dois navios de patrulha PPA para a Indonésia

A Fincantieri e o Ministério da Defesa indonésio assinaram um contrato no valor de 1.180 milhões de euros, no âmbito das relações de colaboração iniciadas pelo Ministério da Defesa italiano, para o fornecimento de dois barcos de patrulha offshore do tipo Pattugliatori Polivalenti di Altura ou PPA, como os que estão a ser construídos para a Marinha italiana.


Defensa.com

O PPA é um navio altamente flexível com um excelente padrão tecnológico, com capacidade para servir múltiplas funções, que vão desde patrulha com capacidade de salvamento marítimo até operações de Proteção Civil e navio de combate de linha de frente. O contrato foi assinado por Pierroberto Folgiero, diretor-geral da Fincantieri, e pelo Ministério da Defesa da Indonésia, na presença de Dario Deste, diretor-geral da Divisão de Navios Navais.

Thaon Di Revel (Fincantieri) classe PPA

Os navios sob encomenda, originalmente destinados à Marinha Italiana, estão atualmente em construção e montagem no Estaleiro Integrado Riva Trigoso-Muggiano.

O interesse do Ministério da Defesa indonésio em unidades PPA decorre da campanha marítima no Extremo Oriente do "Francesco Morosini", o segundo navio da classe PPA da Marinha italiana, que também atracou na Indonésia em julho de 2023. A transação pode catalisar novas sinergias operacionais, industriais e tecnológicas entre os dois países. Estes navios contribuirão para a protecção dos interesses nacionais e para a estabilidade do sensível quadrante estratégico do Indo-Pacífico.

Como parte da transação, a Fincantieri atuará como principal contratante do Ministério da Defesa da Indonésia e coordenará especificamente os outros parceiros industriais, incluindo Leonardo, para a personalização do sistema de combate dos navios e a prestação de serviços logísticos relacionados.

Pierroberto Folgiero, CEO e Diretor Executivo da Fincantieri, disse: "Este contrato é um marco para o desenvolvimento de uma parceria estratégica entre o nosso Grupo e a Indonésia. Consideramos que esta é a primeira de muitas oportunidades importantes de colaboração com o Ministério da Defesa indonésio, na sequência de uma abordagem de parceria a longo prazo graças ao apoio estrutural das nossas instituições, a começar pelo Ministério da Defesa e pela Marinha italiana. O Sudeste Asiático é uma região de importância geopolítica central onde a Fincantieri pretende fortalecer sua presença, conforme definido no Plano de Negócios."

Características do recipiente da Unidade PPA


Os PPAs, cujas características analisamos em 2022, são capazes de operar embarcações de alta velocidade, como o RHIB (Rigid Hull inflatable boat) de até 11 metros de comprimento, com lançamento através de guindastes laterais ou uma rampa de elevação localizada na extremidade traseira. Eles têm um comprimento de 143 metros, uma velocidade de mais de 32 nós (dependendo da configuração da embarcação e condições de operação), uma tripulação de cerca de 170 pessoas e estão equipados com uma usina combinada a diesel, uma turbina a gás (CODAG) e um sistema de propulsão elétrica. Eles também podem fornecer água potável para a terra.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem