Japão conclui primeira etapa da modificação do JS Kaga para operar o F-35B

O chefe da JMSDF anunciou na coletiva de imprensa em 2 de abril que a conclusão do primeiro trabalho de modificação especial no contratorpedeiro da classe Izumo Kaga foi planejada.


Kosuke Takahashi | Naval News

A Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) anunciou que concluiu a primeira de uma modificação de dois estágios para seu porta-helicópteros JS Kaga para operar a aeronave de caça Lockheed Martin F-35B.

JS Kaga | Foto JMSDF

"Realizamos o primeiro trabalho de modificação especial no contratorpedeiro Kaga em conjunto com uma inspeção regular por cerca de dois anos a partir do final do ano fiscal de 2021, e a modificação foi concluída conforme planejado em 29 de março deste ano." (Almirante Ryo Sakai, Chefe de Gabinete da JMSDF) 

"O contratorpedeiro Kaga está programado para passar por vários testes (como testes marítimos) durante este ano fiscal após a primeira modificação, e os resultados desses testes serão refletidos na segunda modificação especial do Izumo, que começará neste ano fiscal." Sakai disse.

"A Força de Autodefesa Marítima do Japão continuará a avançar constantemente nas modificações necessárias para adquirir a capacidade operacional dos F-35B em contratorpedeiros da classe Izumo", acrescentou o oficial superior da JMSDF.

O serviço também anunciou a conclusão da modificação do primeiro estágio do JS Kaga no X em 6 de abril.

De acordo com a JMSDF, as modificações em seus dois porta-helicópteros da classe Izumo – JS Izumo (DDH 183) e JS Kaga (DDH 184) – estão em andamento em duas etapas principais para coincidir com os programas periódicos de reforma e revisão das embarcações, que ocorrem a cada cinco anos.

A JMSDF espera que ambos os navios concluam todas as atualizações para se tornarem um porta-aviões leve operando caças F-35B por volta do ano fiscal de 2027.

Quanto à Kaga, a Japan Marine United (JMU) iniciou os trabalhos de reforma no estaleiro Kure da empresa em Hiroshima em março de 2022. Suas modificações iniciais incluem as modificações da seção de proa de seu convés de voo em uma forma quadrada de um trapézio, semelhante ao encontrado nos navios de assalto anfíbios da classe Wasp e da classe América da Marinha dos EUA. As modificações do primeiro estágio também incluem o reforço do convés de voo para suportar peso adicional, a colocação de luzes de orientação adicionais, o desenho das linhas amarelas no convés de voo necessárias para o lançamento e pouso de F-35B e a instalação do navio com pontos de convés resistentes ao calor para pousos verticais.

A segunda e última modificação, que deve ser feita durante a próxima revisão de Kaga a partir do final do ano fiscal de 2026, incluem mudanças nos compartimentos internos do navio e nas áreas de espera da tripulação.

Kaga estava inicialmente programado para passar por apenas uma renovação em grande escala em conjunto com uma inspeção regular em grande escala que ocorre uma vez a cada cinco anos a partir do final do ano fiscal de 2021.

No entanto, em relação à melhoria do retrofit de seus compartimentos internos e áreas de espera da tripulação, a JMSDF realizou que foi necessário finalizar os detalhes da modificação interna somente após realizar experimentos de verificação e testes com a cooperação dos militares dos EUA, e considerar cuidadosamente os movimentos e linhas de fluxo de tripulações e mercadorias durante as operações reais.

Por esta razão, a remodelação dos compartimentos internos do navio estava programada para ser realizada não em conjunto com a inspeção regular a partir do ano fiscal de 2021, mas em conjunto com a inspeção regular a partir do final do ano fiscal de 2026.

Enquanto isso, o serviço iniciou o processo de conversão de Izumo em um porta-aviões capaz de suportar as operações do F-35B na cidade de Kanagawa, em Yokohama, no primeiro semestre de 2020, e suas modificações de primeiro estágio foram concluídas em junho de 2021, atualizando o convés de combate do porta-aviões e instalando pontos de convés resistentes ao calor para pousos e decolagens verticais. Uma única linha de marcação amarela (tramline) também foi desenhada no convés de voo da proa à popa. Esta linha é fornecida no convés de voo de aeronaves baseadas em porta-aviões para orientar os pilotos durante a decolagem e o pouso. Em 5 de outubro de 2021, quando o F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA realizou um teste de decolagem e pouso em Izumo, o piloto pousou com o centro da aeronave alinhado com essa linha amarela.

A segunda reforma do Izumo começará neste ano fiscal de 2024. Assim como o atual Kaga, seu arco está planejado para ser modificado para uma forma quadrada durante esta segunda fase. O Ministério da Defesa do Japão espera que as modificações do Izumo sejam concluídas até o final do ano fiscal de 2026.

O Ministério da Defesa planeja enviar os F-35B para a Base Aérea de Nyutabaru da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) na Ilha Kyushu a partir do ano fiscal de 2024. Ao enviar F-35Bs para Nyutabaru, Tóquio pretende aumentar a capacidade do Japão de defender suas remotas ilhas do sul, incluindo aquelas próximas às disputadas Ilhas Senkaku/Diaoyu. Estas ilhas são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China e Taiwan.

O Ministério da Defesa planeja adquirir um total de 42 F-35Bs, juntamente com 105 F-35As.

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