Leonardo aguarda sinal verde do governo argentino para avançar com a venda de helicópteros AW109M destinados à Marinha

Na recente coletiva de imprensa realizada por Leonardo na FIDAE, representantes da empresa confirmaram à Zona Militar que a proposta de venda dos oito helicópteros leves AW109M para a Marinha argentina já foi transferida para o lado argentino, então aguardam o sinal verde do governo para avançar na próxima instância.


Zona Militar

Leonardo mencionou que a proposta já foi formalizada, o que inclui aspectos técnicos, comerciais e de financiamento. A empresa disse que todos os esforços foram feitos para materializar a oferta, que pode avançar se o governo argentino der sinal verde.

Créditos: Leonardo

A potencial aquisição de helicópteros Leonardo AW109M para o Comando de Aviação Naval substituirá o AS-555-SN, aumentando a disponibilidade de meios de asa rotativa embarcados, ao mesmo tempo em que reforçará a capacidade de vigilância/busca e salvamento em áreas marítimas de jurisdição nacional. O projeto visa que os AW109 embarquem nos quatro navios de patrulha oceânica da classe OPV87/OPV90 que a Marinha Argentina incorporou nos últimos anos.

Vale lembrar que no final de setembro do ano passado, o então ministro da Defesa Jorge Taiana assinou uma carta de intenções com Leonardo para a compra de oito Leonardo AW109. A assinatura do documento ocorreu durante uma visita oficial à Itália e às instalações da empresa.

Como já aconteceu em outras ocasiões, a Carta de Intenções é considerada um primeiro passo não vinculante para avançar nas negociações entre as partes a fim de determinar vários aspectos: desde o pacote logístico e de serviços, condições de pagamento e financiamento, entre outros. Como tem sido dito repetidamente, o financiamento será o aspecto mais relevante quando se trata de avançar nas negociações para a compra de equipamentos militares para as Forças Armadas argentinas.

Apesar de não ter entrado em vigor, vale destacar que a não nata da Lei Orçamentária de 2024 enviada no ano passado à Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, mencionou em seu Anexo de Operações de Crédito Público o investimento de US$ 110.000.000 com prazo de amortização de 10 anos para a aquisição de helicópteros leves para a Marinha Argentina. No momento, nenhum outro detalhe comercial e técnico foi divulgado para a proposta AW109M.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem