Investigação confirma que militares americanos mataram civis afegãos

Uma investigação oficial americana concluiu que os militares do país foram responsáveis pelas mortes de civis afegãos em ataques aéreos esta semana, informa a imprensa dos Estados Unidos



Em Washington

O jornal The New York Times e o canal CNN informaram que uma investigação preliminar sobre o incidente demonstrou que os bombardeios aéreos americanos provocaram a morte de civis na região oeste do Afeganistão.

Segundo a polícia afegã, mais de 100 pessoas - incluindo 70 civis - morreram no ataque na madrugada de segunda-feira para terça-feira.

O principal porta-voz das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão, Gregory Julian, não confirmou os resultados da investigação, mas destacou: "Sempre é lamentável quando civis morrem".

De acordo com Julian, a milícia talibã utiliza áreas civis para lançar ataques a partir destes locais contra as tropas americanas e da coalizão.

"As vítimas civis são sempre uma possibilidade quando se executa uma atividade contrainsurgente", declarou.

"Estamos aqui para proteger a população civil e levamos isto muito a sério. A última coisa que queremos que aconteça é que civis inocentes morram ou fiquem feridos", completou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem