Ofensiva dos EUA no Afeganistão deixa ao menos sete insurgentes mortos

colaboração para a Folha Online

Uma ofensiva lançada nesta quarta-feira por aproximadamente 400 marines americanos e cem soldados afegãos contra o grupo radical islâmico Taleban na Província de Helmand, sul do Afeganistão, deixou ao menos sete insurgentes mortos.

Com o apoio de helicópteros e aviões, os militares têm o objetivo de expulsar os extremistas da região e garantir segurança para a eleição presidencial da próxima semana.

Segundo a agência de notícias Associated Press, os militantes usaram armas, morteiros e granadas para atingir os helicópteros, em um confronto durou mais de oito horas.

Os marines disseram ter matado entre sete e dez insurgentes, e apreenderam cerca de 30 kg de ópio, usado para financiar a insurgência.

Segundo um comunicado do comando dos Estados Unidos, a operação Eastern Resolve 2, que começou nesta madrugada no distrito de Now Zad, conta com o apoio de helicópteros e outros aparelhos da Força Aérea americana.

No entanto, os talebans resistiram de maneira tão agressiva que os marines suspeitam que eles ficaram sabendo antes que a ofensiva seria realizada.

O objetivo da operação desta quarta é expulsar o Taleban de sua principal base na região, e recuperar o distrito. Espera-se que isso pode ter efeito nas vilas próximas, fazendo com que os civis colaborem mais facilmente com as forças da Otan.

O Taleban cobram impostos e mantém postos de controle em Dahaneh, uma das principais rotas de comércio no norte de Helmand, que produz 60% do ópio consumido no mundo.

Tropas americanas, da OTAN (aliança ocidental) e afegãs trabalham para proteger locais de votação por todo o território para que a população possa participar da segunda eleição presidencial direta no país, marcada para 20 de agosto.

Os talebans prometeram atrapalhar a realização do pleito, e pediu que os eleitores não compareçam às urnas.

Com Efe, France Presse e Associated Press

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem