Familiares aflitos - a nota oficial da marinha sobre o caso

O Dia
 
Senhor jornalista,

Em atenção à sua solicitação, recebida no último dia 16, participo a Vossa Senhoria que a Corveta "Frontin" é o quarto e último navio da Classe "Inhaúma", com dezesseis anos de serviço, tendo sido incorporada à Armada em março de 1994.

Obedecendo à sistemática de manutenção em vigor para a referida classe, o navio tem sido imobilizado periodicamente para o cumprimento de rotinas preventivas e, eventualmente, a execução de reparos com maior vulto.

Durante o ano de 2009, além dos três períodos de manutenção programados, foi executada uma docagem extraordinária para reparo nas obras vivas (casco). Naquela ocasião foram executados serviços de substituição de chapas em três locais do casco.

Nos meses de novembro e dezembro foram intensificados os serviços de manutenção, destacando-se o reparo das bombas de incêndio nº1 e 2; os serviços nos motores auxiliares (MCA) nº 2 e 3; a revisão no resfriador do motor principal (MCP) nº2 e a recuperação da Planta de Ar Condicionado nº1.

Recentemente o navio realizou, de 12 de fevereiro a 10 de março, um outro período de manutenção nesses moldes, quando foram executados serviços nos seus principais sistemas, com destaque para a revitalização da bomba de incêndio nº 3 e reparo no MCA nº 1. Além dessas obras, foram realizadas manutenções no sistema frigorífico, no grupo de osmose reversa, responsável pela produção de água doce a partir da água do mar, e em outros equipamentos auxiliares. Também foram cumpridas rotinas preventivas de menor porte, pela tripulação, como citado anteriormente.

Os serviços foram executados a contento, cabendo destacar que, ao longo desse período, todas as quatro bombas de incêndio do navio foram devidamente testadas e encontram-se operacionais.

Atualmente o navio está participando da Operação ADEREX-I/2010, não havendo registro de informações preocupantes em relação às condições de segurança do casco e, tampouco, de quaisquer outros equipamentos que possam causar risco a sua tripulação. No entanto, por problemas no radar de direção de tiro, o navio retornou para o Rio de Janeiro para permitir a pesquisa de avaria e o tempestivo reparo, com apoio das Organizações Militares de terra. Desse modo, poderá ser prontificado para participar da 2º fase dessa importante Operação de Adestramento da Esquadra, visando sempre o melhorar o preparo de toda a tripulação.

Finalizando, cabe ser mencionado que, de acordo com o Programa Geral de Manutenção da Marinha, estão previstas outras paralisações para manutenção do navio, sendo a próxima, no período de julho a setembro do corrente ano. Além disso, está prevista a modernização do meio, com grandes obras e substituição de vários equipamentos, ao longo de mais de doze meses de duração, com início programado para fevereiro de 2011.

Centro de Comunicação Social da Marinha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem