Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No Dia da Amazônia Azul, Marinha troca celebrações por combate ao óleo no litoral

Comemoração, realizada todos os anos no dia 16 de novembro, deu lugar à busca e contenção da substância que chegou a dez estados brasileiros.
Por Pedro Alves e Beatriz Castro | G1 PE e TV Globo

Em 2019, o Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado neste domingo (16). Anualmente, desde 2015, a Marinha do Brasil realiza uma comemoração para lembrar da importância do mar brasileiro. Neste ano, porém, diante do desastre ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral, os esforços são concentrados no combate à substância, em uma ação chamada "Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!".

A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil. O país tem o direito de explorar cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira.

Essa área passou a ser chamada de Amazônia Azul justamente para indicar à sociedade a importância dessa faixa do oceano, já que é dela que saem cerca de 85% do petróleo, 7…

Exército americano aponta área em que EUA são inferiores a Rússia e China

Em caso de um conflito militar com a Rússia ou a China, os EUA não estão preparados para enfrentar as ameaças da guerra eletrônica, escreve portal militar.


Sputnik

Segundo observou o tenente-coronel Gary Lyke, o Exército norte-americano é mais lento do que outros na questão de melhoria de métodos de guerra eletrônica, escreve o Breaking Defence.

Soldado do Exército dos EUA
© AP Photo / Visar Kryeziu

O tenente-coronel americano, cita como exemplo o fato de que, durante exercícios, os militares americanos não desligam seus celulares, dando sua localização exata.

Outro fator, segundo Lyke, é que os soldados americanos esquecem de criar canais de comunicação alternativos caso a comunicação principal fique bloqueada.

Forças americanas despreparadas?

"Se você perguntar se estamos prontos ou não no EMS [Espectro Eletromagnético], eu diria que não", disse.

Na opinião de Lyke, a Rússia e a China irão tirar partido destas deficiências. Além disso, ele comenta que a formação dos militares dos EUA é complicada pelas exigências dos reguladores, que impõem restrições ao tempo e à potência do equipamento utilizado na guerra eletrônica.

O tenente-coronel do Exército dos EUA, Matthew Poole, observou que os adversários, por sua vez, têm meios de interferência eletrônica.

"Temos que parar de ignorar deliberadamente o fato de que os adversários também têm meios de interferência eletrônica", ressaltou Poole.

Exercitador De Perna E Braço Mini Bike Com Monitor - Liveup - Liveup sports

Exercitador De Perna E Braço Mini Bike Com Monitor - Liveup - Liveup sports Exercitador De Perna E Braço Mini Bike Com Monitor - Liveup

Comentários