Presença de E-8C JSTARS no Oriente Médio pode ser indicativo de ação iminente

A USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) divulgou recentemente fotos de um dos seus valiosos Boeing E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System) estacionado na Base Aérea de Al Udeid, no Qatar. Segundo o site Military.com a última aparição de um E-8C no Oriente Médio ocorreu em outubro do ano passado.


Poder Aéreo

Baseado na aeronave civil Boeing 707-200, o E-8C é a principal plataforma da USAF para gerenciamento do campo de batalha e rastreamento de alvos terrestres. A aeronave fez sua estréia durante a Operação Tempestade no Deserto, onde guiou ataques aéreos contra forças blindadas iraquianas e alvos terrestres para as forças da coalizão.



A USAF informou que a aeronave foi fotografada no dia 16 de janeiro, pouco mais de uma semana após o ataque iraniano à base aérea de Ain al-Asad, no Iraque, onde estão estacionadas forças americanas. Tal fato passou despercebido da grande mídia, mas a presença desta aeronave tão capaz naquele teatro de operações pode indicar que uma ação ocorrerá em breve.

Atualmente a frota de E-8C da USAF é formada por 16 aeronaves, todas baseadas na Base da Força Aérea de Robins , Geórgia.

Vale destacar também que a USAF possui um determinado número de caças F-22 e uma aeronave RC-135W Rivet Joint de inteligência e espionagem estacionados em Al Udeid.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem