Netanyahu aceita venda de caças F-35 dos Estados Unidos aos Emirados Árabes

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aceitou os planos dos EUA de vender armas avançadas aos Emirados Árabes apesar das objeções expressas publicamente.

Sputnik


"O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aceitou um plano da administração Trump para vender armas avançadas aos Emirados Árabes Unidos, apesar de antes ter dito que se opunha a esse acordo", disse o jornal New York Times, citando fontes familiarizadas com o assunto.

Caça F-35 em apresentação no Reino Unido
© AP Photo / Lefteris Pitarakis

Os Emirados Árabes Unidos confirmaram em 20 de agosto que pretendem comprar caças F-35 dos EUA, mas que ainda não tomaram uma decisão definitiva a respeito, segundo salientou Trump.

Contudo, Israel expressou ser contrário à venda, ainda que tenha assinado o histórico acordo de paz com a nação árabe em 13 de agosto.

De fato, em 18 de agosto, a administração Netanyahu deixou claro que seu país se opõe à venda de armas modernas a qualquer país do Oriente Médio, "incluindo aos países árabes que mantêm relações pacíficas com o Estado de Israel".

Fontes consultadas pelo jornal norte-americano afirmam que estas declarações de Netanyahu são "falsas", e que o primeiro-ministro israelense foi definitivamente convencido após uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ocorrida em Jerusalém em 24 de agosto.

O New York Times salienta que o futuro acordo de venda entre os EUA e os Emirados Árabes inclui não somente caças F-35, mas também drones de combate Reaper e o avião de guerra eletrônica EA-18G Growler.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem