O Nimrod, um sobrevivente da Guerra Fria ainda em uso na RAF

Concebido em plena Guerra Fria o “Nimrod” continua a ser um excelente e fiável aparelho de reconhecimento a longa distância disponível no inventário da RAF britânica. Criado a partir de um desenho de um avião comercial, precisamente o primeiro de sempre, o fatídico e muito mal afamado Comet. Ou seja, a concepção original do Nimrod é de 1949, e isto torná-o num dos mais longevos aviões militares actualmente em operação…

Em 1996, o Reino Unido arrancou com um programa de atualização a sua frota de Nimrod Mk2 para o padrão MRA4, substituindo as asas, os motores e vários sistemas internos, criando assim praticamente um novo avião, mas com a mesma estrutura e aparência exteriores do velho Nimrod. O programa atravessou várias dificuldades financeiras, acabando por reduzir o número de aparelhos modificados dos originais 21 para apenas 12.

Recentemente, um Nimrod MR2 oi perdido em combate, no Afeganistão, provocando a morte dos seus 14 tripulantes. Segundo os Talibans abatido por um míssil Stinger, segundo a RAF, por avaria técnica…

Fonte: Quintus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem