A FAV comprará dez aviões de transporte Ilyushin "Il-76"

Caracas, 6 de dezembro (Carlos E. Hernández).- A Fuerza Aérea Venezolana (FAV) adquirirá dez aviões de transporte russos Ilyushin "Il-76", e dois da versão tanque "Il-78", anunciou o coronel Oswaldo Hernández, vice-comandante da base aérea "El Libertador".

Ele informou que as duas primeiras unidades chegarão ao país durante 2008 e os demais em 2009. Agregou, também, que os dos aviões-tanque "Il-78" servirão para reabastecer de combustível, em vôo, aos aviões de caça "CF-5", "Mirage 50", "F-16" e Sukhoi "Su-30MK2", em serviço na FAV.

Com relação aos "Su-30MK2", o coronel Hernández assinalou que a entrega dos 24 aviões adquiridos na Rússia está se cumprindo conforme o programado e que os últimos doze aviões serão recebidos em 2008.

O "Il-76" é um avião de transporte militar estratégico, de fabricação russa, que também é empregado como avião de carga civil. É impulsionado por quatro turbinas que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima de 900 quilômetros por hora. Tem uma capacidade de carga de 50 toneladas e um raio de ação de 4.400 K

m. A variante "Il-78" dispõe de três sondas externas mediante as quais pode reabastecer em vôo a três aviões de combate simultaneamente. Existe uma versão de Alerta Antecipado [Beriev A-50 Mainstay]/Reconhecimento Eletrônico, que também está sendo considerada pela FAV. Com os "Il-76/Il-78" ela vai obter a maior capacidade de transporte aéreo militar estratégico de América Latina.

Fonte Notitarde

1 Comentários

  1. Venezuela, capacidade de transporte aéreo militar estratégico??? Para que???
    Preocupante um país vizinho, dirigido por um ditador visionário comprando armamentos estratégicos.....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem