G-29 Garcia D´Ávila



A classe britânica Sir Lancelot, foi inicialmente constituida por cinco navios, sendo o Sir Lancelot o primeiro a ser lançado como navio experimental, sendo os outros entregues vários anos mais tarde.

Inicialmente os navios eram operados por empresas civis, e em 1980 foram classificados como RFA (designação para navios auxiliares de esquadra).

Destinaram-se a servir para apoio das forças do exército britânico, com capacidade para operar helicopteros, transportar até 16 carros de combate pesados, trinta e quatro veículos de vários tipos. Eles podem ainda transportar tropas. Existem acomodações para 340 militares, numero que pode chegar a 540.

Construidos com superestruturas em aluminio e pensados como navios do tipo «Ferrie-boat» eles eram construidos com padrões civis, não se esperando que fossem utilizados em zonas de combate.

No entanto dois destes navios foram enviados em 1982 para o Atlântico Sul e foram utilizados operacionalmente pelos britânicos no conflito.

Em 8 de Junho de 1982, menos de uma semana antes da rendição final das forças argentinas nas Malvinas, os dois navios foram enviados numa operação de transporte nocturno, devendo desembarcar forças a sudoestes da capital das Malvinas durante a manhã. Mas uma sequênciia de desentendimentos entre os comandos das forças transportadas e o comando dos navios que levaram a que estes ficassem durante horas parados, o que deu tempo aos argentinos para prepararem um ataque.

Tanto o Sir Galahad como o Sir Tristram, foram bombardeados, num ataque que resultou na maior perda de vidas britânicas durante toda a guerra das Malvinas.

O Sir Galahad foi muito danificado pelo fogo e a sua estrutura em aluminio derreteu, o que levou a que o navio fosse rebocado para alto mar e afundado pelos próprios britânicos.

Já o Sir Tristram, embora bastante danificado, voltou à Grã Bretanha em 1983 onde foi submetido a um processo de reconstrução.

Esse processo de reconstrução acabou por servir de modelo para os restantes navios do tipo. Eles foram aumentados em cerca de 9m e ficaram com uma coberta de voo maior e com capacidade para operar helicópteros de maiores dimensões.

O Sir Bedivere, que embora tenha participado do conflito sofreu apenas pequenos danos, também foi submetido à mesma modificação, mas a sua modernização foi mais extensa, tendo ocorrido em 1994. Ele recebeu mesmo novos motores a Diesel (Stork-Wartsila).

Dos seis navios da classe, um - O Sir Galahad - foi afundado, outro - o Sir Lancelot - foi vendido para uma empresa comercial e posteriormente para Singapura, dois - Sir Tristram e Sir Bedivere - foram modernizados e os restantes dois não chegaram a sofrer qualquer modificação.

Todos os navios da classe foram retirados de serviço até 2006. Nessa altura a Royal Navy já tinha optado por construir uma nova classe de navios logisticos (conhecidos como classe Bay).

Informação genérica:

Os navios do tipo Sir Lancelot, são navios de desembarque de origem britânica, construidos no final dos anos 60 e transformados em RFA (de Royal Fleet Auxiliary), um tipo de navio que pode ser tripulado por civis, embora esteja ao serviço do governo britânico.

Este tipo de navio, que tem uma porta de proa, que se abre para que o navio encalhe na praia e permita colocar veículos directamente em terra. Tem capacidade para transportar 16 tanques pesados, 34 veículos de vários tipos, entre veículos de transporte e blindados leves, e pode ainda transportar até 534 militares.

Baseados em especificações civis, os navios da classe foram inicialmente apenas concebidos para funcionar como navios Ro-Ro (Roll on Roll Off) em apoio de forças do exército, nunca tendo sido pensados para operar em situações de combate.

Por essa razão, o navio tem muitas das suas estruturas em aluminio, e muitas divisórias internas extremamente finas, além de não ter nenhum tipo de blindagem.

Esta debilidade tornou-se evidente quando o RFA Sir Galahad foi atingido por aeronaves argentinas durante o conflito das Malvinas. Atingido por bombas, o navio pegou fogo, e parte da sua débil estrutura derreteu, o que tornou qualquer trabalho de recuperação inutil. Sem qualquer utilidade para o navio, e porque este se tornava um perigo à navegação numa zona de guerra, onde perante os ataques argentinos os restantes navios tinham que se movimentar, o comando britânico deu ordem para que o navio fosse afundado.

A unidade perdida deu lugar à construção de uma unidade adicional, que embora tendo o mesmo nome e características básicas, tem dimensões diferentes e maior capacidade e melhor protecção, incorporada como consequência do conflito das Malvinas.

Sir Galahad II - G-29 Garcia D´Ávila

O sir Galahad, não deve ser confundido com a antiga unidade deste tipo, também chamada de Sir Galahad, mas que foi afundada durante o conflito das malvinas, depois de um fogo a bordo ter tornado o navio irrecuperável.

O novo Sir Galahad, embora construido para a mesma função é mais moderno e tem maiores dimensões.

Ele tem capacidade para transportar de 343 a 537 militares, o que não é muito mais que a versão anterior, a diferença é que este navio pode transportar essa quantidade de militares em condições minimamente aceitaveis durante mais tempo.

Por causa das debilidades que levaram ao afundamento do primeiro Sir Galahad, o novo navio tem instalado um sistema muito mais sofisticado de controlo de danos e de incendios. Também na área da ponte de comando o alumínio foi agora substituido por aço.

A autonomia do navio também foi aumentada. Incorporado em 1986, ele participou na guerra do golfo em 1991 e também em operações de apoio durante o conflito no Iraque em 2003.

Ele foi desactivado da marinha britânica, e repassado para a Marinha do Brasil em 2007.

CARACTERÍSTICAS:

Deslocamento (toneladas): 8.751- plena carga

Dimensões (metros):
comprimento - 141
boca - 19,5
calado - 4,5

Velocidade (nós): 17

Raio de Ação (milhas): 13.000 a 14 nós

Capacidade de tropa, carga e viaturas: 460 homens, 18 carros de combate, 20 veículos diversos, munição, óleo e gêneros.

Operações aéreas: 2 convéses de vôo, capazes de operar e transportar aeronaves do porte do UH-14

Capacidade de carga (toneladas): 1000

Tipo de propulsão: Motor a Diesel - 2 x Motor a Diesel Mirrlees Blackstone (13.320cv/hp)

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