Russia e India confirmam avião conjunto

Projecto MTA será desenvolvimento conjunto

Área Militar

A imprensa indiana noticiou nesta Sexta-feira que se confirma a intenção da Índia e da Rússia em fabricar uma aeronave militar de transporte táctico. A decisão parece já ser final, e é a conclusão de um longo período de negociações entre os militares e as industrias dos dois países. A Índia insistiu durante muito tempo que o projecto fosse uma joint-venture em que os dois países tivessem uma participação igual e os russos acabaram aceitando a imposição.

O modelo, que será para já conhecido como MTA, aponta para uma capacidade de transporte média estimada em 18.5 toneladas.

Ele deverá substituir os Antonov An-12 ainda ao serviço, mas também e com vantagem parte dos Antonov AN-26, An-32 e An-74 que estão ao serviço na Índia e na Rússia.

O avião terá uma configuração de bi-reactor com asa alta, e uma velocidade de cruzeiro de 800km/h e máxima de 870km/h. O seu alcance operacional máximo será de 2700km e poderá voar a 12km de altitude. Ele poderá também transportar 82 pára-quedistas.

O desenvolvimento da aeronave será conjunto e os custos que poderão atingir cerca de 500 milhões de Euros (R$ 1.1bi), serão repartidos entre indianos e russos em partes iguais.

Na realidade, a aeronave já se encontra em desenvolvimento desde o ano 2000 e tudo indica que o MTA será nada mais nada menos que o projecto conhecido como Ilyushin IL-214.

Pelas suas características ele é não só um possível substituto das aeronaves da era soviética que ainda estão ao serviço, mas também poderá vir a substituir aeronaves ocidentais como o Hércules C-130, ou o Transal.

As negociações atrasaram-se muito como resultado das indefinições russas e de problemas com os vários fabricantes russos, que levaram a atrasos quando a Irkutsk Aviation – A fábrica onde se montam os Sukhoi Su-37/32/35 - se retirou do processo.

Também se sabe que alguns dos atrasos nas negociações ficaram a dever-se ao facto de os indianos quererem que o futuro avião utilize motores da britânica Rolls Royce, enquanto os russos pretendem manter custos mais baixo e utilizar motores de origem russa.

O MTA deverá ser uma das aeronaves a disputar o mercado de substituição dos Antonov e Hércules que muitas forças aéreas do mundo deverão substituir num futuro próximo.

Ele poderá mesmo vir a ser uma competidor do projecto da brasileira Embraer, o KC-390, que deverá ser mais caro, mas com características superiores e mais adequado para operação por forças aéreas de países ocidentais.

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