EUA emitem ordem para deter petroleiro iraniano liberado por Gibraltar

Um tribunal dos EUA emitiu uma ordem de apreensão do petroleiro iraniano Grace 1 e confisco de todo o petróleo que está no navio, informou o Departamento de Justiça dos EUA.


Sputnik

Segundo a entidade, o navio, todo o óleo que o petroleiro transporta e 995 mil dólares devem ser confiscados devido à violação da Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência (IEEPA na sigla em inglês) norte-americana, assim como das leis sobre fraude bancária, lavagem de dinheiro e da lei de confisco por atividades ligadas ao terrorismo.


O petroleiro iraniano Grace 1
O petroleiro iraniano Grace 1 © REUTERS / JON NAZCA

Afirma-se que o petroleiro transportava petróleo do Irã para a Síria no interesse da Guarda Revolucionária iraniana, que antes foi declarada pelos EUA como uma organização terrorista.

Antes, na quinta-feira (15), o Departamento de Estado ameaçou com consequências sérias todos os que estão ligados ao Grace 1.

Apreensão do Grace 1

Em 4 de julho, Gibraltar suspeitou que o petroleiro estaria violando as sanções da União Europeia contra a Síria. A polícia deteve o capitão, o imediato do navio e mais dois membros da tripulação. Na quinta-feira (15), o embaixador do Irã em Londres anunciou que o Grace 1 logo iria partir do território.

Irã considerou a libertação do petroleiro em Gibraltar como uma vitória da diplomacia e falha da política da Casa Branca.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem