China desenvolve 1º caça-bombardeiro de dois assentos e de 5ª geração do mundo

A versão bilugar do caça J-20 acrescenta um assento para o operador de mísseis ar-terra e equipamentos de guerra eletrônica, permitindo ao piloto se concentrar nos combates ar-ar.

Sputnik


Novas imagens vazadas confirmaram as informações da mídia chinesa que apontavam que a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (ELP) da China estava desenvolvendo uma versão bilugar do caça J-20, seu primeiro caça furtivo de quinta geração, também conhecido como "Dragão Poderoso".

Ainda esperando pela confirmação, mas pelo menos parece realista, supostamente foram vazadas as duas primeiras imagens do caça J-20.

O protótipo da aeronave já está passando por testes de taxiamento, porém ainda não realizou seu voo inaugural, detalha a revista The Military Watch. Atualmente, os caças furtivos existentes no mundo são modelos de apenas um assento.

Ao desenvolver a versão bilugar da aeronave, Pequim parece ter planos ambiciosos para o J-20 em missões de ataque terrestre e guerra eletrônica, segundo a emissora CCTV.

O segundo assento da aeronave estaria destinado precisamente para o operador de mísseis ar-terra e do equipamento de guerra eletrônica.


Essa configuração permitiria transportar um oficial de sistemas de armas, responsável por realizar ataques eletrônicos complexos e ataques ao solo, com o piloto simultaneamente realizando manobras e atacando aeronaves inimigas com projéteis ar-ar.

Além disso, um avião bilugar pode acelerar o treinamento dos pilotos de caças de quinta geração ao permitir substituir parte do treinamento com simuladores por voos com instrutor.

Em abril de 2021, o jornal South China Morning Post informou sobre o desenvolvimento de uma versão bilugar do caça J-20, ressaltando que a aeronave poderia controlar um enxame de drones e receberia um sistema de guerra eletrônica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem