China lança fragata de nova geração, diz mídia

A China supostamente lançou o primeiro casco de sua fragata de nova geração, supostamente designada Tipo 054B, em Xangai na semana passada, com os observadores esperando que fosse uma embarcação versátil avançada, mas também econômica, para operações em mares distantes.


Por Liu Xuanzun | Global Times

Fotos que surgiram nas redes sociais mostram que o primeiro Type 054B foi lançado no estaleiro Hudong Zhonghua, em Xangai, informou o site de notícias norte-americano The Drive na segunda-feira.

As fragatas de mísseis guiados Mianyang e Suining anexadas a uma flotilha de fragatas com a marinha sob o Comando do Teatro Sul do PLA vaporizam em formação de popa durante um exercício de treinamento de combate marítimo em meados de julho de 2023. (eng.chinamil.com.cn/Foto de Ge Hanqiang e Zhang Weifeng)

Chamando a fragata de um dos futuros navios mais importantes da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA), The Drive disse que o Tipo 054B é provavelmente uma continuação do Tipo 054A anterior, já que se espera que execute principalmente missões de guerra anti-submarino com anti-papéis de guerra aérea e guerra anti-superfície como objetivos secundários e de propósito geral.

Provavelmente hospedará a versão embarcada do helicóptero Z-20, que forneceria uma parte crítica das capacidades de guerra anti-submarino da fragata, disse o relatório.

Comparado com seu antecessor, o Tipo 054B é maior, medindo cerca de 147 metros de comprimento e 18,5 metros de largura, com um deslocamento de cerca de 6.000 toneladas, informou o Navy Recognition, um site dedicado de notícias navais, na segunda-feira.

A nova fragata está equipada com um sistema de radar phased array ativo de dupla face, além de um mastro de radiofrequência integrado semelhante ao do destróier Tipo 055, disse a Navy Recognition, observando que isso aumenta a consciência situacional aérea e a capacidade de defesa aérea do navio.

Semelhante ao Tipo 054A, o Tipo 054B provavelmente tem um sistema de lançamento vertical de 32 células que pode acomodar mísseis de defesa aérea de longo alcance HQ-16 e torpedos assistidos por foguete Yu-8, bem como dois anti-navio quádruplos YJ-83, lançadores de mísseis, de acordo com o Navy Recognition.

Em vez de dois sistemas de armas de curta distância 1130 equipados pelo Tipo 054A, o Tipo 054B está armado com apenas um sistema de armas de curta distância, mas é adicionado com um sistema de mísseis de defesa aérea de curto alcance HQ-10, disse o relatório.

Outra grande mudança é que o Tipo 054B está aparentemente equipado com um novo canhão principal de 100 mm, substituindo o canhão principal de 76 mm do Tipo 054A e oferecendo mais alcance e potência. Esta melhoria permite que o Type 054B execute melhor missões de bombardeio marítimo e costeiro, ampliando sua capacidade de combate e capacidades de ataque diversificadas, disse a Navy Recognition.

O Reconhecimento da Marinha, entre outros relatos da mídia estrangeira, sugeriu que o Tipo 054B provavelmente está equipado com um sistema de propulsão totalmente elétrico.

A China não anunciou oficialmente o lançamento da nova fragata ou seus detalhes, incluindo nome e capacidades.

É normal que a China desenvolva novos navios em meio a desenvolvimentos tecnológicos e à medida que sua marinha avança para se tornar uma marinha de águas azuis, disse um especialista militar chinês que pediu anonimato ao Global Times na terça-feira.

Os relatos da mídia estrangeira podem não ser precisos, mas mais detalhes poderão surgir quando o navio eventualmente entrar em serviço, disse o especialista.

Uma fragata operável em alto mar é geralmente caracterizada pela sua versatilidade, fiabilidade, eficiência de custos e conforto, disse o especialista, sublinhando que nem todos os equipamentos avançados e caros devem ser armazenados numa fragata quando destróieres estão disponíveis.

Outro casco do Tipo 054B está em construção no Estaleiro Huangpu Wenchong em Guangzhou, informou o The Drive.

A nova fragata Tipo 054B poderia ser produzida em massa, assim como a fragata Tipo 054A e o destróier Tipo 052D, já que se espera que acompanhem porta-aviões, navios anfíbios e destróieres em viagens marítimas distantes, disseram analistas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem