Grupo naval liderado pelos EUA alerta navios para evitar águas iranianas para evitar apreensão

Uma coalizão naval liderada pelos Estados Unidos no Golfo alertou os navios da região para ficarem longe das águas iranianas para evitar uma possível apreensão, informou a Marinha dos Estados Unidos.


Yousef Saba | Reuters

DUBAI - O alerta mostra que as tensões permanecem altas dentro e ao redor do Estreito de Ormuz, onde o Irã apreendeu navios-tanque no final de abril e início de maio, enquanto Washington e Teerã finalizam um acordo para libertar cinco cidadãos americanos detidos no Irã e os EUA permitem US $ 6 bilhões em fundos iranianos retidos na Coréia do Sul para ser descongelado.

© AP Photo / Marinha dos EUA / Riley Gasdia, Especialista em Comunicação de Massa 3ª Classe

"O International Maritime Security Construct está notificando os marinheiros regionais sobre as precauções apropriadas para minimizar o risco de apreensão com base nas atuais tensões regionais, que procuramos reduzir", disse o comandante Timothy Hawkins, porta-voz da Quinta Frota dos EUA, com sede no Bahrein, no final da tarde. no sábado.

"Os navios estão sendo aconselhados a transitar o mais longe possível das águas territoriais iranianas."

Cerca de um quinto do petróleo bruto e derivados de petróleo do mundo passa pelo Estreito de Ormuz, um ponto de estrangulamento entre o Irã e Omã na foz do Golfo.

O acordo para libertar cidadãos norte-americanos da prisão iraniana e permitir que retornem aos EUA removeria uma grande irritação entre Washington e Teerã, que permanecem em desacordo em questões desde o programa nuclear iraniano até o apoio de Teerã às milícias xiitas regionais.

Os Estados Unidos libertariam alguns iranianos das prisões americanas como parte do acordo, disse a missão do Irã nas Nações Unidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem