Novo submarino brasileiro leva nome de embarcação que naufragou na Baía de Guanabara no Natal de 2000; veja a história

Nome do mais novo submarino brasileiro foi utilizado em embarcação de 1978 que afundou na noite de Natal do ano 2000.


Por Fábio Santos | g1

Será lançado ao mar nesta quarta-feira (27) em Itaguaí, no Rio de Janeiro, o submarino Tonelero (S42). Ele é um dos quatro movidos a propulsão diesel-elétrica previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Submarinos S42 e S21 da Marinha receberam o mesmo nome: Tonelero — Foto: g1/montagem

O submarino é fruto de uma parceria entre Brasil e França. Por esse motivo, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia o presidente francês, Emmanuel Macron. Veja, mais abaixo, detalhes técnicos do submarino.

O nome escolhido pela Marinha, no entanto, traz recordações conflitantes à história naval brasileira. Ao mesmo tempo que faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial brasileira na Guerra do Prata (1851-1852), também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas, o Tonelero também foi o nome de um submarino brasileiro que naufragou na Baía de Guanabara há quase 24 anos.

Naufrágio na noite de Natal


Foi na noite do dia 24 de dezembro de 2000 que um dos maiores submarinos da frota brasileira sucumbiu e foi parar no fundo da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. De acordo com a Marinha, o Tonelero (S21) estava atracado para reparos e o naufrágio o ocorreu após um defeito nas válvulas do sistema hidráulico, que provocou o alagamento da embarcação. Os nove tripulantes tentaram, mas não conseguiram impedir o alagamento e abandonaram o Tonelero sem ferimentos.

Dentro da embarcação que foi parar no fundo da baía ficaram quatro torpedos desativados que não ofereciam riscos de explosão.

Usado para a formação de comandantes, o primeiro Tonelero era de propulsão diesel-elétrica, tinha capacidade para 80 pessoas e carregava até 22 torpedos. De fabricação britânica, foi incorporado à Marinha Brasileira no ano de 1977.

Após 10 dias a embarcação foi, enfim, retirada do fundo da baía. O prejuízo estimado na época foi de R$ 300 milhões.

Tonelero versão 2024


O submarino levado ao mar nesta quarta foi totalmente construído no Brasil e é movido com propulsão Diesel-Elétrica (SBR). De acordo com a Marinha, a nova geração de submarinos brasileiros é equipada com modernos sensores, mísseis e torpedos.

"O projeto do Tonelero incorpora a modernidade das embarcações francesas da classe Scorpène, com adaptações e incrementos para atender às necessidades específicas das operações da Marinha do Brasil. Maior que o modelo francês, o Tonelero tem mais de 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Após ser colocado na água, ele vai dar início ao processo de testes para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e de combate", diz a Marinha.

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