2º submarino de propulsão nuclear da Classe Suffren da França entra em serviço

O segundo submarino de ataque de propulsão nuclear (SSN) da classe Suffren da Marinha francesa (SSN) 'Duguay-Trouin' entrou em "serviço ativo" (admissão em serviço em francês) em 04 de abril de 2024.


Xavier Vavasseur | Naval News

O Almirante Vaujour, Chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa, declarou nas redes sociais X:

"Hoje declarei a admissão ao serviço ativo do Duguay-Trouin, o segundo submarino da classe Suffren. Mais rápido, mais durável, mais versátil, mais discreto. Nas mãos de nossas tripulações, ele se tornará um caça excepcional para operações futuras."

SSN da classe Suffren "Duguay-Trouin" na base naval de Toulon. Foto de Hervé Dermoune.

Duguay-Trouin foi lançado do salão de construção de submarinos no estaleiro do Grupo Naval em Cherbourg em 26 de novembro de 2021 e foi entregue em julho de 2023.

A admissão de Duguay-Trouin no serviço ativo ocorre após as fases de testes que começaram em março de 2023. Essas fases de Verificação de Características Militares (também conhecidas como cruzeiros de shakedown nos EUA) permitem que a tripulação teste o desempenho e a resistência da embarcação, bem como a conformidade do equipamento com as especificações solicitadas.

Durante seus testes, o Duguay-Trouin navegou em águas frias e quentes, com uma escala em Fort-de-France (capital da ilha caribenha de Martinica, um território ultramarino francês) em março de 2024, marcando uma estreia para um SSN da classe Suffren.

De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa francês, o Duguay-Trouin, como o primeiro da série, o Suffren, realizará as mesmas missões que o SSN da classe Rubis, com maiores capacidades. Em particular, tem uma capacidade de ataque terrestre com o Míssil de Cruzeiro Naval (MdCN) e uma capacidade para implantar forças especiais através de um abrigo de convés seco (DDS).

Em outubro de 2021, o Naval News teve acesso ao primeiro submarino da classe Suffren e experimentou como é entrar em um submarino de ataque de propulsão nuclear de próxima geração. Clique aqui para ler um artigo mais aprofundado sobre Suffren.

Sobre o SSN da classe Suffren


Seis novos submarinos de ataque formarão a vanguarda da Marinha Francesa (Marine Nationale) nas próximas décadas. Desenvolvido como parte do programa Barracuda, o barco líder da nova classe, Suffren, foi lançado em julho de 2019. Os novos submarinos oferecerão um enorme salto de capacidade em relação aos atuais barcos da classe Rubis.

Suffren em números:
  • Deslocamento de superfície: 4.700 toneladas
  • Deslocamento de mergulho: 5.100 toneladas
  • Comprimento: 99 metros
  • Diâmetro: 8,8 metros
  • Profundidade máxima: > 350 metros
  • Velocidade: > 25 nós
  • Armamento: mísseis de cruzeiro navais, torpedos guiados por fio pesados F21, mísseis antinavio Exocet SM39 modernizados, minas FG-29, D-19 UUV (desenvolvimento futuro)
  • Propulsão híbrida: reator de água pressurizada (150MW) derivado dos reatores a bordo do porta-aviões SSBN e Charles-de-Gaulle da classe Triomphant, duas turbinas de propulsão, dois turbogeradores e dois motores elétricos
  • Tripulação: 63 tripulantes + aprox. 15 comandos
  • Resistência: 70 dias no mar (ou até que os suprimentos de alimentos acabem)


Inovação para combate naval


Os SSNs da classe Suffren são equipados com inúmeras inovações que lhes permitem demonstrar capacidades diferenciadoras em muitas áreas. A nova classe de submarinos da Marinha Francesa é capaz de atacar profundamente atrás da linha inimiga enquanto permanece furtiva graças ao míssil de cruzeiro naval lançado por tubo de torpedo (MdCN). A integração de sensores de última geração também lhe dá capacidades superiores de guerra antissubmarina e inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR). Os mastros optrônicos não penetrantes (da Safran Electronic and Defense) são uma tecnologia disruptiva. Eles trazem imagens incomparáveis de alta qualidade (4K) e todos os marinheiros do CIC podem acessá-las. Finalmente, esses submarinos vêm com sistemas que facilitam o emprego de forças especiais navais. Em particular, o Dry Deck Shelter, um hangar de convés removível, permite a implantação do novo veículo de entrega de nadadores PSM3G (SDV) e uma dúzia de nadadores de combate.

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