Exército dos EUA registra 10 soldados mortos em 3 dias no Iraque

da Folha Online

O Exército dos Estados Unidos perdeu dez de seus soldados em batalhas e incidentes desde sábado no Iraque. Já passa de 2.890 o número de militares americanos e pessoal contratado mortos no Iraque desde a invasão do país em março de 2003, segundo balanço feito pela agência de notícias France Presse com base em números do Pentágono.

Neste domingo (3), ao menos uma pessoa morreu e três desapareceram quando um helicóptero americano caiu num lago na região oeste do Iraque, informou o Exército hoje em um comunicado.

"Um helicóptero CH-46 do corpo de marines caiu num lago da província de Al Anbar, oeste do Iraque, com 16 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes", anunciou o Exército. "Treze passageiros foram encontrados nas operações de resgate, que prosseguem para localizar as últimas três pessoas desaparecidas", afirma o comunicado.

Em ações militares neste final de semana, nove militares americanos morreram em uma série de ataques. No sábado, dois soldados do quartel-general da força expedicionária dos soldados de infantaria da Marinha e outro soldado de infantaria da Marinha membro do 5º regimento de combate morreram em conseqüência de seus ferimentos, adquiridos "durante ação inimiga" na província de Al Anbar.

Nesta mesma província, foco da rebelião sunita no oeste do Iraque, dois soldados da 13ª comando expedicionário logístico foram também no sábado mortos na explosão de uma bomba caseira durante uma patrulha.

"Um soldado morreu sábado devido aos ferimentos decorrentes da explosão de uma bomba caseira na passagem de seu veículo perto de Taji", 40 km ao norte de Bagdá, informou o Exército.

Outro soldado foi morto em combate no domingo em Bagdá. No mesmo dia, dois soldados da Força de Tarefa "Relâmpago" pertencentes à Terceira Brigada (1ª divisão da cavalaria) foram mortos e outros dois ficaram feridos na explosão de uma bomba na passagem de seu veículo, ao norte de Bagdá.

Além disso, o Exército anunciou que o piloto de um avião F-16 que havia caído em 27 de novembro a noroeste de Bagdad, cujo corpo não havia sido localizado no local do choque, foi considerado oficialmente morto.

O exército fez um exame de DNA dos restos humanos encontrados no local do acidente.

Com France Presse

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem