Turquia reitera papel defensivo do S-400

A Turquia comprou quatro divisões do sistema de mísseis terra-ar S-400 da Rússia por US$ 2,5 bilhões


TASS

ANCARA - O ministro da Defesa turco, Yasar Guler, disse que os sistemas de mísseis terra-ar S-400 que seu país comprou da Rússia permanecerão no inventário do exército, para serem usados conforme necessário.

© Ministério da Defesa da Rússia/TASS

"O S-400 é uma arma defensiva. Se formos atacados, não usaremos a arma em resposta? Nosso exército sabe em nível profissional o que fazer e como fazer. Se surgir uma situação que exija o uso de armas defensivas, as pessoas que tiverem dúvidas sobre essas armas verão como o S-400 ou nossos outros sistemas de defesa aérea serão usados", disse ele durante uma transmissão de TV NTV, comentando a especulação em andamento nas redes sociais de que a Turquia está planejando usar o S-400.

A Turquia comprou quatro divisões do sistema de mísseis terra-ar S-400 da Rússia por US$ 2,5 bilhões. Em outubro de 2019, a Rosoboronexport (agência de exportação de defesa da Rússia) anunciou que esses itens haviam sido entregues. Naquela época, o arsenal da Turquia não incluía nenhum sistema que pudesse rivalizar com as capacidades de defesa aérea do S-400. O chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Dmitry Shugayev, disse em agosto de 2022 que o contrato para o envio da segunda divisão de sistemas de mísseis S-400 para a Turquia foi assinado, com os componentes individuais do sistema sendo produzidos na Turquia como parte do acordo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem